quinta-feira, 16 de novembro de 2017

COORDENADOR DO CRE-3 VÊ ENCCEJA COMO “POSSIBILIDADE DE QUALIDADE DE VIDA PARA ESTUDANTES”


Cerca de 4 mil alunos realizaram a inscrição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em Corumbá. Para certificação do ensino fundamental, apenas alunos acima de 15 anos completos na data de realização do exame puderam realizar a inscrição. Já a certificação do ensino médio exigiu idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.

“Neste ano de 2017 tivemos uma mudança no quadro de ofertas do Encceja. Em anos anteriores, os alunos que buscavam a certificação do ensino médio, recorriam ao Exame Nacional do Ensino Médio para obter essa possibilidade, mas neste ano isso não foi possível. O Encceja foi voltado para quem busca a certificação tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio, logo, houve uma ampliação no cenário desse exame”, explicou Pedro Rodrigues de Miranda, coordenador da Coordenadoria Regional de Educação, CRE-3, Corumbá.

O Encceja apresentou mudança de datas “Essas mudanças de edital gerou dúvidas em alguns candidatos, mas deixamos claro que a prova será realizada para esses dois públicos, tanto os que buscam certificação para o ensino fundamental, quanto para quem busca certificação para o ensino médio, no dia 19 de novembro, próximo domingo. Os candidatos devem estar atentos quanto ao horário. A abertura dos portões pela manhã, de acordo com o horário de Brasília será às 8 horas, e fechamento às 8h 45. Isso significa que aqui em Corumbá a abertura será às 7 horas da manhã e fechamento às 7h45. Pela tarde a abertura será às 14h30 e fechamento às 15h15, novamente lembrando que em Corumbá será a abertura às 13h30 e fechamento às 14h15”, reiterou o coordenador da CRE-3.

O principal objetivo do Encceja é construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

As avaliações serão aplicadas pela manhã e tarde. Para o ensino fundamental  serão aplicadas avaliações sobre as determinadas áreas: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; Matemática; Historia e Geografia e Ciências Naturais. Já para o ensino médio, as avaliações serão nas seguintes esferas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Essas áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's).

“O Encceja propiciará a oportunidade de mudança de vida para muitos candidatos. Muitos destes jovens terão a oportunidade de após receber a conclusão do Ensino Médio, ingressar no Ensino Superior e aqueles que concluirão o ensino fundamental poderão dar continuidade aos estudos no ensino médio, ou seja, é oportunidade de prosseguir nos estudos, de ter uma projeção promissora”, frisou Pedro Miranda.

O Encceja será aplicado neste domingo, 19 de novembro em 11 escolas de Corumbá. A abertura dos portões será às 7 horas da manhã, horário local e fechamento às 7h45. As provas ocorrerão das 8h ao meio-dia. Pela tarde, os portões abrirão às 13h30 e serão fechados às 15h15. As provas serão aplicadas das 14h30 às 19h30, horário de Corumbá. Maiores informações como local de prova e outras dúvidas podem ser sanadas no site http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial.

AJA e EJA

Com a possível certificação de muitos alunos tanto no ensino médio quanto fundamental, é possível que ocorra uma nova projeção nas vagas do Programa Avanço dos Jovens na Aprendizagem e na Educação de Jovens e Adultos. “A certificação destes jovens não ameaça de nenhum modo nem o AJA, nem o EJA, ao contrário, ele vem somar a essas duas correntes de ensino. Esperamos receber em 2018 matrículas de alunos que concluíram o ensino fundamental pelo Encceja e que façam suas matrículas na modalidade EJA e no ensino regular”, concluiu Pedro. 

Por: Camila Cavalcante/ DRT-MS 0001450

Sem comentários:

Enviar um comentário