
A
Escola Estadual Maria Helena Albaneze, no período de março a agosto de 2017, desenvolveu
estudos sobre a temática “A Matemática Está em Tudo”, que resultou no Projeto
“Aprendizagem por meio de Jogos de Autoria”, tendo como atuantes estudantes do
9º ano e do 1º ano do ensino médio. O resultado das pesquisas foi a elaboração
de diversos jogos digitais: Quizzes Alimentação Saudável e Info MS, trabalho
que abordou a temática dos 40 anos de MS; Jogo de relacionar colunas (monômio e
polinômio); Palavras cruzadas (operações matemáticas), entre outros. Para isso,
foram utilizados softwares (programa) de autoria gratuitos tais como: Educa
Play, EdiLim e Construct 2.
Os
jogos desenvolvidos pela Escola Estadual Maria Helena Albaneza foram orientados
pelas professoras Tatiane Candia Mendes e Laura Madalena Lugo, coorientados
pela PROGETEC Andréa Luiza da Costa Oliveira (PROGETEC) e pela Gestora de
Tecnologia Educacional CRE-3, Gleice
Aparecida Pinheiro da Silva Grato.
O
trabalho árduo de pesquisa e de investimento na educação por meio de tecnologia
realizado pela Escola Estadual Maria Helena Albaneze foi representado em Campo
Grande na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia pela PROGETEC Andréa Luiza da
Costa Oliveira (PROGETEC) e pela Gestora de Tecnologia Educacional CRE-3, Gleice
Aparecida Pinheiro da Silva Grato.
A
Gestora Gleice destacou que “a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
incentiva as escolas a desenvolverem trabalhos envolvendo a ciência e a tecnologia
de forma multidisciplinar e transdisciplinar, abrangendo um tema central, que este ano foi "A matemática está em
tudo”. Participar do evento é um meio de incentivar e valorizar os trabalhos
realizados por nossos estudantes e já almejar novos projetos para o ano de
2018”, concluiu.
Trabalhos
premiados
O
Quizzes de Alimentação Saudável foi apresentado na Feira de Ciências e
Tecnologia do Pantanal, Fecipan, realizada no mês de outubro deste ano em
Corumbá e recebeu a primeira colocação entre os trabalhos de área do ensino
fundamental. Essa premiação credenciou o projeto para se apresentar em novembro
de 2017 na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul-
FETEC/MS. Para este evento, professores e alunos devem representar novamente
Corumbá na capital de MS.
Os projetos
Por
meio de pesquisas na Internet, YouTube, dentre outras fontes, os estudantes
buscaram ideias que pudessem servir de base para elaboração de jogos em prol da
educação. Os jogos foram desenvolvidos por grupos de estudantes das turmas 9º
ano B e 1º ano B e cada grupo elaborou seu jogo em conformidade com um tema
escolhido pelos estudantes.
Com
base no tema central “A Matemática Está em Tudo”, os estudantes capturaram e
utilizaram os softwares (programas) de autoria, e o download dos programas
antes de sua utilização, a partir de plataformas on-line disponíveis na
Internet, no caso do EdiLim (compatível com Windows e Linux) e Construct 2 (compatível com Windows). Já o Educa Play,
por ser um programa on-line, não houve necessidade de download. Para a
utilização do mesmo foi necessário apenas cadastrar uma conta no Gmail.
Ao
final do projeto os estudantes puderam criar diversos jogos dos quais
destacam-se: quizzes, relacionar colunas, palavras cruzadas e de obstáculos. Os
jogos quizzes elaborados pelos estudantes com auxílio do Construct 2 e EdiLim, tiveram
como tema questões da alimentação e sobre 40 Anos de Mato Grosso do Sul.
Os
estudantes que utilizaram o Educaplay elaboraram jogos de relacionar colunas e
palavras cruzadas abordando questões sobre monômios e polinômios, e quatro
operações matemáticas. Após finalização,
os grupos autores apresentaram suas criações e compartilharam os jogos entre
si, possibilitando troca de experiências e socialização do conhecimento. Para
divulgar os trabalhos, os alunos participaram da V Expotec Digital 2017,
organizada pela Coordenadoria Regional de Educação (CRE-3) e escolas estaduais
de Corumbá e de Ladário.
Por: Camila Cavalcante/ DRT-MS 0001450
Sem comentários:
Enviar um comentário