sexta-feira, 27 de outubro de 2017

CRE-3 AUXILIA ESCOLAS ESTADUAIS COM “AULÕES” PREPARATÓRIOS PARA A REDAÇÃO ENEM 2017

A Coordenadoria Regional de Educação de Corumbá , CRE-3, realizou nesta sexta-feira, 27 de outubro, parceria com a Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho e a Escola Estadual Carlos de Castro Brasil, para uma programação especial: “Aulão” de redação para o Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM 2017.
A Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho realizou aulas de revisão na área de linguagem nos dias 26 e 27 e para isso, contou com o apoio de seus próprios professores da área, além de professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e da CRE-3.
A Gestora pedagógica da CRE-3, Luciene Lemos de Campos, juntamente com a professora formadora da CRE-3, Camila Vergilia Rosa Cavalcante, realizaram uma aula de revisão sobre os formatos da prova de redação do ENEM 2017. A aula ocorreu na tarde desta sexta-feira, 27, das 13h às 14h30 na Escola Estadual JGP e contou com a presença de cerca de 50 alunos do 3º Ano do Ensino Médio, turmas A, B e C. As professoras abordaram questões cruciais deste processo avaliativo, como: leitura e interpretação dos textos motivadores; competências avaliadas pela redação; leitura de redações “nota mil” e diálogo sobre as principais dúvidas quanto à redação do ENEM.
No mesmo dia, no período da manhã, das 10h às 11h30, a Gestora Pedagógica CRE-3 e a professora Camila levaram a aula de redação para o ENEM aos alunos da Escola Estadual Carlos de Castro Brasil. Cerca de 60 alunos das turmas de 3º Anos A e B participaram deste momento de diálogo, apoio e capacitação.
O INEP proporciona aos participantes deste processo avaliativo a cartilha do ENEM, que pode ser acessada pelo site https://enem.inep.gov.br/#/antes?_k=ll5nyo. Lá é possível encontrar cartão de confirmação de inscrição, lista de itens necessários no dia da prova, explicação completa sobre a avaliação do ENEM, bem como esclarecimento sobre os dias de provas e horários da avaliação.

Várias páginas da internet, tanto de jornais, quanto de revistas e até blogs, arriscam comentar sobre possíveis temas que podem "cair" como tema da redação do ENEM 2017. Na aula de revisão, a Gestora Luciene citou a revista Carta Capital (https://www.cartacapital.com.br/), como uma ótima fonte interessante de leitura preparatória para este processo avaliativo. Entretanto, ambas as formadoras  não  quiseram "arriscar" qual seria o tema para 2017.

Por: Camila Cavalcante/ DRT-MS0001450

Sem comentários:

Enviar um comentário