terça-feira, 23 de junho de 2020

Enquete sobre novas datas de aplicação do Enem



🚨ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES DO 2º BIMESTRE🚨 ESCOLAS ESTADUAIS.

🚨ATIVIDADE PEDAGÓGICA COMPLEMENTAR DO 2o BIMESTRE🚨 


EE CARLOS DE CASTRO BRASIL



EE MARIA HELENA ALBANEZE




EE NATHÉRCIA POMPEO DOS SANTOS




EE ROTARY CLUB




EE OCTACÍLIO FAUSTINO DA SILVA




EE MARIA LEITE




EE DOM BOSCO 



EE Dr. JOÃO LEITE DE BARROS












EE JÚLIA GONÇALVES PASSARINHO



EE Dr. GABRIEL VANDONI DE BARROS


terça-feira, 16 de junho de 2020

Coordenadoria Regional de Educação – CRE-3 ofertará um "Cursinho Pré-ENEM" através de um sistema de tutoria remota



Com a intenção de subsidiar os estudantes das Escolas da Rede Estadual das cidades de Corumbá e Ladário inscritos no ENEM 2020, a equipe pedagógica da Coordenadoria Regional de Educação – CRE-3 ofertará um sistema de tutoria remota (Cursinho Pré-ENEM). Com o objetivo de ampliar o desempenho dos inscritos quanto aos conteúdos e na adaptação do sistema de avaliação observada no Exame Nacional do Ensino Médio e consequentemente proporcionar o aumento do número de estudantes da REE/MS (Rede Estadual de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul), ingressos nas Instituições de Ensino Superior através dos resultados do ENEM.
Nas atividades de tutoria serão utilizados recursos como: WhatsApp, Facebook e Ferramentas do G-Suite. Ficará disponibilizada aos estudantes conteúdos em apostilas no formato digital de todas as áreas de conhecimento, assim como vídeos aulas e simulados. A proposta é garantir reforço nos estudos, abrindo um canal direto com os formadores para: tirar dúvidas, realização debates e circulação de informações sobre o exame, através de um quadro de horário semanal com a agenda pré-estabelecida. Para tanto estamos disponibilizando um formulário de inscrição aos estudantes devidamente matriculados nas Escolas da Rede Estadual jurisdicionadas por esta Coordenadoria, que tenham interesse através do link:

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI 😀


Esta ação seguirá um calendário conforme o planejamento da equipe pedagógica dividido em período de divulgação, período de inscrição e inicio das atividades com os estudantes, conforme exposto abaixo:
Ø  PERIODO DE DIVULGAÇÃO: 15 a  17 de Junho;
Ø  PERIODO DE INSCRIÇÃO: 18 a 24 de Junho;
Ø  INICIO DAS ATIVIDADES: 06 de julho.

sábado, 23 de maio de 2020

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) disponibiliza programação das videoaulas transmitidas por meio dos canais de Televisão Aberta (TV MS) 11.2 e 11.3.

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), em continuidade às ações para apoio às escolas da Rede Estadual de Ensino (REE/MS), disponibiliza mais uma oportunidade de estudo neste período de suspensão das aulas presenciais, em decorrência da situação emergencial de saúde pública ocasionada pela Pandemia do Coronavírus (Sars-Cov-2).

Informa-se que a partir de 25 de maio do ano em curso, segunda-feira, os estudantes da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio terão acesso a videoaulas, por meio dos canais de Televisão Aberta (TV MS) 11.2 e 11.3. 
Encaminha-se, anexa, a programação que será veiculada na segunda e terça-feira, dias 25 e 26 de maio, para apreciação e encaminhamentos necessários quanto à utilização pelos professores na implementação das Atividades Pedagógicas Complementares. 
A exibição das videoaulas seguirá a seguinte organização: 
- Abertura; 
- Ensino Fundamental II (6º ao 9º); 
- Ensino Fundamental I (1º ao 3º); 
- Ensino Fundamental I (4º e 5º); 
- Educação Infantil; 
- Ensino Médio (1º Ano); 
- Ensino Médio (2º Ano); 
- Ensino Médio (3º Ano); 
- Encerramento. 

A transmissão iniciará no canal 11.2, na segunda-feira (25), às 07 horas, e será retransmitida nesse mesmo canal nos períodos vespertino e noturno, com início às 13 horas e 18 horas, respectivamente. Na terça-feira (26), o canal 11.3 retransmitirá essa programação, com a mesma sequência, enquanto o canal 11.2 exibirá conteúdos inéditos. 
Essa proposta de retransmissão entre canais será mantida para os demais dias da semana, ou seja, as videoaulas transmitidas no canal 11.2 serão retransmitidas no 11.3 no dia seguinte, possibilitando maior flexibilização de horário e, se necessário, a oportunidade de revisão pelos estudantes. Posteriormente, a SED/MS disponibilizará todo o conteúdo da programação em seu canal do YouTube. SED Secretaria de Estado de Educação - MS

Segue à Programação 


quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Coordenadoria Regional de Educação, CRE-3, recebe a visita da Deputada Federal Bia Cavassa


A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Beatriz Cavassa, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

Nesta quarta-feira, 08 de janeiro, a Coordenadoria Regional de Educação, CRE-3, recebeu a visita da Deputada Federal Bia Cavassa, com o intuito de confirmar a parceria em prol da educação pantaneira, já dialogada em 2019, com o Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação, à destinação de recursos através de emendas parlamentares desta Deputada para anos futuros.

Neste ano de 2020 a parceria foi renovada com a Secretária de Estado de Educação , Professora Maria Cecilia Amendola da Motta, em reunião ocorrida nesta terça -feira, 07 de janeiro, na Secretaria do Estado de Educação de Mato Grosso do Sul. Na oportunidade, a Deputada entregou à Secretária de Educação, Maria Cecilia, a documentação contendo as prioridades das 13 escolas estaduais localizadas em Corumbá e Ladário, conforme demandas apresentadas pelos diretores à Deputada, em reunião realizada no ano de 2019.
A Deputada Bia Cavassa fez questão ainda de parabenizar a nova integrante da equipe pedagógica da CRE-3, a professora Rosangela Olarte, pelo excelente trabalho desempenhado à frente da Escola da Autoria de Corumbá "Júlia Gonçalves Passarinho", desenvolvido nos últimos anos e desejou sucesso em seu caminhar.

terça-feira, 13 de agosto de 2019

6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Comissões Julgadoras Escolares e envio dos textos e vídeos

Inicio do conteudo
Ao longo deste ano, um intenso trabalho foi desenvolvido por professores(as) de língua portuguesa e estudantes de todo o Brasil, e muitos textos e documentários foram produzidos para a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa
Agora é o momento de realizar as Comissões Julgadoras Escolares e dar visibilidade a todo esse trabalho!
De 12 a 19 de agosto, todas as escolas participantes devem realizar as Comissões Julgadoras Escolares e enviar os textos e documentários selecionados na escola para a Etapa Municipal.

Comissão Julgadora Escolar (CJEsc): o que é e como fazer?
Essa Comissão tem a difícil tarefa de selecionar entre os melhores textos (nas categorias Poema, Memórias literárias, Crônica e Artigo de opinião) e vídeos (na categoria Documentário) da escola apenas uma produção por categoria da qual participa, conforme os anos escolares que atende.
A  Comissão Julgadora Escolar deve ser coordenada pelo(a) diretor(a) da escola e composta por três a cinco avaliadores, entre professores e professoras da língua portuguesa não inscritos na Olimpíada; representantes da comunidade que dominem a língua portuguesa (jornalistas, escritores e escritoras, contadores de histórias, poetas) e profissionais da área do audiovisual.
Mas atenção: nenhum professor(a) inscrito ou pessoa que tenha vínculo familiar ou socioafetivo com os alunos e alunas participantes da Olimpíada poderá ser membro da Comissão.
Estão sendo enviados para todas as escolas do Brasil os folhetos com orientações para organização da Comissão Julgadora Escolar, que ainda traz orientações sobre os procedimentos dessa comissão na escolha dos textos e vídeos. Esse material também pode ser acessado no Portal Escrevendo o Futuro (clique aqui).
Além disso, para orientar o processo avaliativo, a Olimpíada oferece o curso autoformativo Avaliação textual: análises e propostas, destinado a todos os integrantes das Comissões Julgadoras Escolares, Municipais e Estaduais. O curso já está disponível para download e poderá ser realizado pelos avaliadores e avaliadoras nos horários de sua conveniência, sem a necessidade de um(a) mediador(a) ou orientador(a). Clique aqui para baixar. Em caso de dúvida ou dificuldade técnica, envie um e-mail para nosso suporte: escrevendocursos@cenpec.org.br.

Como enviar os textos e documentários selecionados?
Os textos e documentários selecionados pela Comissão Julgadora Escolar deverão ser digitados e postados no ambiente virtual do Portal Escrevendo o Futuro.
Para isso, é necessário que o(a) diretor(a) da escola seja cadastrado(a) no Portal. É aconselhável que o(a) diretor(a) tente acessar o Portal antes do período para verificar se consegue efetuar o login. Caso necessite de ajuda, entre em contato com a Central de Atendimento: 0800 771 9310.
Para conhecer o passo a passo de envio dos textos e documentários, assista ao tutorial abaixo:



Não deixe para última hora, o período para realização das Comissões Julgadoras Escolares e envio das produções selecionadas é de 12 a 19 de agosto e não será prorrogado.

CRE-3 em parceria com as Escolas e a UFMS/CPAN realizam ações para o ENEM

O ENEM é a porta de acesso a inúmeras universidades públicas e a importantes programas de Governo como o ProUni.
Para que os estudantes da rede estadual de Corumbá e de Ladário tenham toda a tranquilidade, nesse importante momento, desde a inscrição até a hora da Prova e da divulgação dos resultados, a CRE-3 em parceria com as Escolas e a UFMS/CPAN está trabalhando com muita dedicação para atender esses estudantes.
A primeira ação da CRE-3, no primeiro semestre de 2019, foi motivar, acompanhar e orientar os grupos de estudantes durante o período de inscrições, assegurando que todos os alunos matriculados no terceiro ano do Ensino Médio pudessem participar desse processo de Avaliação Externa.
Neste segundo semestre, os discentes das escolas estaduais estão participando da ação CRE NA ESCOLA, com Aulões de Redação, Matemática e Conhecimentos Gerais ministradas nas Escolas, pelos técnicos da CRE-3.
A partir de 31 de agosto, os professores do Curso de Letras da UFMS/CPAN, parceiros da CRE-3, também orientarão cerca de 150 (cento e cinquenta) alunos da rede estadual, por meio do curso de Extensão LITERATURA E REDAÇÃO: VESTIBULAR DA UFMS E ENEM.


Esse projeto visa apresentar, analisar e discutir as obras literárias que compõem a lista de leituras obrigatórias para o vestibular da UFMS e instrumentalizar os estudantes para a escrita de textos dissertativos.
De acordo com a Coordenadora Regional de Educação de Corumbá, professora Maria Eulina Rocha dos Santos, “essas ações e projetos certamente ajudarão muitos estudantes a exercitar e se atentar aos detalhes das questões, bem como aprofundar os conhecimentos em relação às cinco Competências avaliadas no ENEM”.
Sobre os encontros para debater obras literárias indicadas para o Vestibular da UFMS, a Coordenadora da CRE-3, professora Maria Eulina, acrescenta “a Literatura oferece exemplos da experiência humana, nos torna mais compreensivos, aprimora nossa capacidade expressiva e muito contribui para entender, intervir e resolver problemas.”
A Secretaria de Estado de Educação – SED já disponibilizou para as escolas o cartão que dá acesso ao ambiente virtual do curso online preparatório para o ENEM, por meio do Protagonismo Online, aulalivre.net.

EE MARIA LEITE - realização do cadastro dos alunos no Projeto Protagonismo Online.

Provas para certificação do ensino fundamental e médio serão aplicadas no dia 25 de agosto


As provas do Encceja 2019 serão realizadas no dia 25 de agosto, das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30, no horário oficial de Brasília. Pela manhã, os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45, enquanto à tarde serão abertos às 14h30 e fechados às 15h15.
Para as provas os estudantes deverão levar o documento original de identidade com foto e uma caneta de tinta preta fabricada em material transparente. É recomendável também que os estudantes levem o Cartão de Inscrição e um lanche.
Os participantes do Encceja responderão quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha, além de elaborar uma redação. Serão duas provas pela manhã e mais duas à tarde.
ENSINO FUNDAMENTAL
9h às 13hCiências Naturais; Matemática
15h30 às 20h30Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia
ENSINO MÉDIO
9h às 13hCiências da Natureza; Matemática e suas Tecnologias
15h30 às 20h30Linguagens e Códigos; Redação; Ciências Humanas
O Inep alerta que a segurança no exame deste ano foi reforçada. O participante que deixar seu telefone celular emitir qualquer som durante a prova será eliminado. Além disso, todos os lanches serão revistados.

CRE-03 realiza formação continuada para Técnicos de Suporte em Tecnologia

Nos dias 05 e 06 de Agosto por intermédio da COTED/SED o Núcleo de Mediação Tecnológica da CRE-03 realizou a 1º formação dos Técnicos de Suporte em Tecnologia de maneira híbrida com atividade presencial e a distância no ambiente virtual da SED: http://ead.sed.ms.gov.br/ . Atuando como professor mediador destes profissionais e visando prepará-los para sua função na escola.

terça-feira, 11 de junho de 2019


Formação Continuada – Implementação do Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagem que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. A construção do Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul foi realizado com o regime de colaboração entre a Secretaria de Estado de Educação e com os Municípios, onde todos os professores contribuíram efetivamente na construção.
No ano de 2019 ocorrerá as formações continuadas para os professores da rede estadual e municipal que serão alicerçadas no Guia de Implementação da BNCC relacionadas com as premissas.
No dia primeiro do mês de junho ocorreu nas escolas estaduais e municipais de Corumbá e Ladário a Formação do Módulo I com reflexões acerca do Projeto Político Pedagógico e a Educação Integral.
formação continuada é um processo permanente de aperfeiçoamento necessárias às atividades dos docentes para o fortalecimento do ensino e da aprendizagem.  













Formação Continuada – Implementação do Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul

Nos dias 29 e 30 do mês de maio do corrente ano, os formadores Estaduais/SED Dielton Eleno e Fabiano Francisco e Alfredo Souza assessor de Implementação da Base Nacional Comum Curricular, realizaram a formação do Módulo II da Implementação do Currículo de Referência de MS, na Coordenadoria Regional de Educação de Corumbá CRE-3 com a participação dos formadores da equipe pedagógica da CRE-3 e os formadores e articuladores dos Municípios de Corumbá e Ladário. Foram momentos de diálogos e reflexões sobre o papel do coordenador pedagógico, formação continuada em serviço e o projeto político pedagógico das escolas.
A formação continuada fortalece o fazer pedagógico no processo de ensino e aprendizagem, de modo a integrar boas práticas no contexto em que está inserido o professor e o aluno. 













segunda-feira, 13 de maio de 2019

COLÓQUIO SOBRE A OBRA DA ESCRITORA ALCIENE RIBEIRO ACONTECE NO CÂMPUS DO PANTANAL DA UFMS





Mulher explícita
Alciene  Ribeiro
Ed. Pangeia
Normas para Comunicações:

As inscrições para comunicação devem ser feitas pelo e-mail <rauer.rodrigues@ufms.br >.

Eis as normas:
Prazo final para envio: 14/05/2019, ao meio dia, horário de Mato Grosso do Sul.

Mais informações aqui:
http://gpalcieneribeiro.blogspot.com/p/coloquio.html?m=1


quinta-feira, 7 de junho de 2018

CRE-3 realiza Iº Workshop de Cursos Profissionalizantes


Neste ano de 2018 a Rede Estadual de Educação de Corumbá oferta dez cursos profissionalizantes a jovens e adultos do Pantanal, são eles: Técnico em Gerência em Saúde, Técnico em Agente Comunitário de Saúde, Prófuncionário, Técnico em Agronegócios, Técnico em hospedagem, Técnico Normal Médio, Técnico em enfermagem, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Administração e Técnico em Informática.

Visando mostrar à comunidade local os objetivos e trabalhos realizados pelos cursos técnicos locais, a Coordenadoria Regional de Educação, CRE-3, realizará nesta sexta-feira, 08 de junho, o Iº Workshop de Cursos Profissionalizantes do Pantanal, que reunirá estudantes, professores, coordenadores e diretores dessas áreas para um momento de partilha de seus estudos e aplicações. A comunidade local é convidada para este momento de exposições da educação profissional.

A educação profissional prepara os estudantes, que estão no Ensino Médio (estes cursam a grade curricular do ensino médio, concomitante à grade do ensino profissionalizante) e os já concluintes do Ensino Médio, para inserção no mundo do trabalho e contribui para a elevação da escolaridade da população, integrando educação, trabalho, ciência e tecnologia. Em Corumbá, os cursos são ofertados nas seguintes escolas: E.E. Maria Helena Albaneze, E.E. Dr. João Leite de Barros, E.E. Dr. Gabriel Vandoni de Barros e E.E. Carlos de Castro Brasil.

O Iº Workshop será realizado na Escola Estadual João Leite de Barros, das 7h30 às 17h, com entrada gratuita. O evento contará com palestras e mesa de debates no auditório da instituição, oficinas no espaço externo da escola e apresentação de banners, oficinas e trabalhos desenvolvidos pelos estudantes dos cursos profissionalizantes.

A CRE-3, em nome do seu coordenador Pedro Rodrigues de Miranda, convida toda a comunidade do pantanal a conhecer os cursos profissionalizantes ofertados de forma gratuita pela Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul. Demais esclarecimentos podem ser realizados pelos telefones: 3231-0949 e 3232-0057.
Confira a programação:
                                                  MANHÃ
7:30   Credenciamento
8:00 –   Apresentação Cultural: Dança EE Maria Leite
8:30 – Abertura oficial : Auditório da EE Dr. João Leite de Barros
 Boas-vindas: Coordenador Regional Pedro Rodrigues de Miranda (CRE-3)
9:00 – Composição da Mesa: Convidados
·         Rogério dos Santos Leite, Médico, Secretário Municipal de Saúde de Corumbá – Tema: Agente Comunitário de Saúde e Técnicos da área de Saúde: mercado de trabalho na região de fronteira.
·         Prof. Dr. Edgar Aparecido da Costa, Geógrafo do Departamento de Ciências do Ambiente (UFMS) – Tema: Produção dos assentamentos da região de fronteira no contexto do agronegócio.
·         Carlos Augusto Espíndola, professor (FUNDTUR) – Tema:  Educação Profissional: perspectivas para o Turismo na região de fronteira.
·         Lourival Vieira Costa, Presidente da Associação Comercial de Corumbá – Tema: Mercado de trabalho e qualificação profissional na região de fronteira.
·         Joice Carla Santana Marques, Empresária – Tema: Hospedagem no contexto do Turismo na região de fronteira.
·         Adelma Maria P. Galeano, professora Mestre em Educação – Tema: Curso Normal Médio na cidade de Corumbá: história, perspectivas e atuação.
10:00 – Sessão de perguntas
10:30 - Exposição : apresentação de banners, oficinas e trabalhos desenvolvidos pelos estudantes dos cursos profissionalizantes.
            Mediador: Pedro Rodrigues de Miranda (CRE-3)
12:00 Intervalo/ Almoço
VESPERTINO
13:30 - Apresentação Cultural: Dança EE Dr. Gabriel Vandoni de Barros
14:00 - Composição da Mesa: Panorama dos cursos pelos coordenadores
·         Davi de Oliveira dos Santos - Coordenador de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional – Tema: Cursos Técnicos e de qualificação profissional em Mato Grosso do Sul.
·         Rosemary Pinto de Arruda Rodrigues: Técnico em Agente Comunitário de Saúde;
·         Rosalie Zarate Guerreiro Max: Pró-funcionário;
·         Fadhua de Moura Costa: Técnico em Agronegócio
·         Fernanda Amarílio dos Santos: Técnico em Hospedagem
·         Lucimari Sara das Neves (AJA): Técnico em Administração
·         Isaac Péricles Maia de Medeiros: Técnico em Informática (AJA)
Mediadora: Elenir Marinho Cavalcante – Técnica SED/COPEP.
15:30 – Sessão de perguntas;
16:00 – Exposição: apresentação de banners, oficinas e trabalhos desenvolvidos pelos estudantes dos cursos profissionalizantes.
17:00 – Encerramento : Dança EE Dr. João Leite de Barros

Ação Solidária
Para aproveitar o fluxo de pessoas que participarão do Workshop, a Coordenadoria Regional de Educação, CRE-3, abrirá espaço na Escola Estadual João Leite de Barros, das 7h30 às 17h, para a realização do Varal Solidário.Todos são convidados a levar peças de agasalhos, cobertores e calçados que não possuem mais uso, para que sejam colocados à disposição daqueles que necessitam dessas peças.
O Varal será feito de forma democrática, pensando em ajudar aqueles mais necessitados que sofrem com as baixas temperaturas que assolam o Pantanal nos últimos dias.  Aquele que doa, basta colocar as peças à disposição. Aquele que necessita, basta pegar, sem nenhuma formalidade. “Deve-se doar com a alma livre, simples, apenas por amor, espontaneamente”, Martinho Lutero. 
Por: Camila Cavalcante DRT-MS 0001450

segunda-feira, 2 de abril de 2018

12 ESCOLAS ESTADUAIS DE CORUMBÁ E LADÁRIO CONFIRMARAM PARTICIPAÇÃO NA OBMEP 2018


Tem encerramento hoje, 02 de abril, as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2018.  Em Corumbá e Ladário, 12 escolas da Rede Estadual confirmaram participação, são elas: E. E. Carlos de Castro Brasil, E. E. Dr. Gabriel Vandoni de Barros, E. E. Dom Bosco, E. E. João Leite de Barros, E. E. Júlia Gonçalves Passarinho, E. E. Maria Helena Albaneze, E. E. Maria Leite, E. E. Nathércia Pompeo dos Santos. E E. Octacílio Faustino da Silva, E. E. Rotary Clube, E. E. Leme do Prado e E. E. 2 de Setembro.
   
 A Coordenadoria Regional de Educação de Corumbá e Ladário apoia e incentiva a participação das Escolas Estaduais do Pantanal e ressalta que três escolas estaduais localizadas no Pantanal tiveram alunos premiados na 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática, realizadas em 2017 são eles: Emanoel de Oliveira Monteiro, premiado com a medalha de bronze, da Escola Estadual Carlos de Castro Brasil; Ana Luiza Bortolanza Vieira e Kauan Eduardo Quevedo da Silva, premiados com Menção Honrosa, ambos da Escola Estadual Leme do Prado, de Ladário e Lenita Maria Bernardo Estra Mendes, também premiada com Monção Honrosa, da Escola Estadual Nathércia Pompeo dos Santos.

Sobre a OBMEP

   Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3ºano do Ensino Médio, a OBMEP é realizada pelo IMPA e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

   A olimpíada integra o calendário de atividades do Biênio da Matemática do Brasil 2017-2018, que tem patrocínio do BNDES e apoio dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação. Criada em 2005 pelo IMPA, a OBMEP tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

   O impacto efetivo da OBMEP nos resultados de Matemática no país tem sido medido por estudos independentes. De acordo com trabalho do ex-presidente do INEP Chico Soares, escolas que participam ativamente da competição apresentam melhora no desempenho dos alunos de 26 pontos na Prova Brasil, o equivalente a 1,5 ano de escolaridade extra.

Sugestões de estudo

  O professor formador da área de exatas da CRE-3, matemático, Professor Idalgo Monteiro, sugere os seguintes portais para utilização de estudos voltados à OBMEP:

1. Só matemática
2. Estudamos. com

  No site http://www.obmep.org.br/index.htm professores e alunos podem encontrar maiores informações a respeito do evento, bem como desafios, dicas de estudo e cronogramas.
Por: Camila Cavalcante DRT-MS 0001450

COMEÇA HOJE PRAZO PARA PEDIDO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO ENEM 2018

Começa hoje (02) às 10h (horário de Brasília) o prazo para os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pedirem a isenção da taxa de inscrição da prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) espera que cerca de 4 milhões de pessoas peçam a isenção da taxa neste ano. O prazo termina no dia 11 de abril.

Em 2018, o Enem completa 20 anos e pela primeira vez o pedido de isenção da taxa de inscrição será feito antes do período de inscrição. Até o ano passado, os dois atos eram feitos simultaneamente. Também pela primeira vez, os candidatos que tiveram a isenção no ano passado e faltaram aos dois dias de prova terão que justificar a ausência para ter a gratuidade novamente.

Segundo a diretora de Gestão e Planejamento do Inep, Eunice Santos, o objetivo é garantir mais oportunidade para os jovens que necessitam da isenção, mas também garantir maior cuidado do dinheiro público e o desenvolvimento de uma consciência mais ética no cidadão. "Vamos fazer isso com mais critério e mais responsabilidade”, disse ela.

Para todos os casos de solicitação de isenção da taxa de inscrição, o participante deverá ter documentos que comprovem a condição declarada, sob pena de responder por crime contra a fé pública e de ser eliminado do exame. Se a solicitação de isenção for negada, ainda é possível recorrer da decisão, na Página do Participante, entre os dias 23 e 29 de abril.

A aprovação da isenção da taxa de inscrição não significa que o participante já está inscrito no Enem 2018. As inscrições deverão ser feitas das 10h do dia 07 de maio às 23h59 de 18 de maio deste ano, pelo site do Enem.

Quem tem direito à isenção:

- Quem está cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública

- Quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio

- Quem declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)

- Quem fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado, que tenham atingido a nota mínima do exame

Como pedir a isenção:  Para pedir a isenção, o candidato deve acessar a página do Participante do Enem e inserir seu CPF e data de nascimento. Em seguida, aparecerá uma explicação sobre as situações que garantem a isenção, para o candidato verificar se ele se enquadra em alguma delas.

Na próxima página, são pedidos outros dados pessoais, como nome da mãe e endereço. Depois disso, o sistema questiona o candidato sobre os dados necessários para ver se ele se encaixa nas situações de isenção, como o tipo de escola que frequenta ou frequentou e o Número de Identificação Social (NIS), que comprova a inscrição no CadÚnico.
Com informações: Agência Brasil