segunda-feira, 2 de abril de 2018

12 ESCOLAS ESTADUAIS DE CORUMBÁ E LADÁRIO CONFIRMARAM PARTICIPAÇÃO NA OBMEP 2018


Tem encerramento hoje, 02 de abril, as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2018.  Em Corumbá e Ladário, 12 escolas da Rede Estadual confirmaram participação, são elas: E. E. Carlos de Castro Brasil, E. E. Dr. Gabriel Vandoni de Barros, E. E. Dom Bosco, E. E. João Leite de Barros, E. E. Júlia Gonçalves Passarinho, E. E. Maria Helena Albaneze, E. E. Maria Leite, E. E. Nathércia Pompeo dos Santos. E E. Octacílio Faustino da Silva, E. E. Rotary Clube, E. E. Leme do Prado e E. E. 2 de Setembro.
   
 A Coordenadoria Regional de Educação de Corumbá e Ladário apoia e incentiva a participação das Escolas Estaduais do Pantanal e ressalta que três escolas estaduais localizadas no Pantanal tiveram alunos premiados na 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática, realizadas em 2017 são eles: Emanoel de Oliveira Monteiro, premiado com a medalha de bronze, da Escola Estadual Carlos de Castro Brasil; Ana Luiza Bortolanza Vieira e Kauan Eduardo Quevedo da Silva, premiados com Menção Honrosa, ambos da Escola Estadual Leme do Prado, de Ladário e Lenita Maria Bernardo Estra Mendes, também premiada com Monção Honrosa, da Escola Estadual Nathércia Pompeo dos Santos.

Sobre a OBMEP

   Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3ºano do Ensino Médio, a OBMEP é realizada pelo IMPA e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

   A olimpíada integra o calendário de atividades do Biênio da Matemática do Brasil 2017-2018, que tem patrocínio do BNDES e apoio dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação. Criada em 2005 pelo IMPA, a OBMEP tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

   O impacto efetivo da OBMEP nos resultados de Matemática no país tem sido medido por estudos independentes. De acordo com trabalho do ex-presidente do INEP Chico Soares, escolas que participam ativamente da competição apresentam melhora no desempenho dos alunos de 26 pontos na Prova Brasil, o equivalente a 1,5 ano de escolaridade extra.

Sugestões de estudo

  O professor formador da área de exatas da CRE-3, matemático, Professor Idalgo Monteiro, sugere os seguintes portais para utilização de estudos voltados à OBMEP:

1. Só matemática
2. Estudamos. com

  No site http://www.obmep.org.br/index.htm professores e alunos podem encontrar maiores informações a respeito do evento, bem como desafios, dicas de estudo e cronogramas.
Por: Camila Cavalcante DRT-MS 0001450

Sem comentários:

Enviar um comentário