segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Professores da Rede Estadual de Ensino participam da Formação Diálogos Socioemocionais


A CRE-3 realizou o primeiro encontro da formação Diálogos Socioemocionais com os professores do Projeto de Vida, Pós Médio e Coordenadores Pedagógicos das escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. A formação iniciou no ano passado e faz parte do Programa Desenvolvimento Socioemocional de estudantes e educadores organizado pela SED//MS em parceria com o Instituto Ayrton Sena e a Fundação 3 GEN. Este ano, em decorrência da pandemia do COVID-19 será realizada de forma virtual pelo aplicativo Google Meet, coordenada pelas formadoras da CRE-3, Lineise A. Amarílio dos Santos e Vanesa Sara Neves. C. Araújo. Os cursistas constituem duas turmas totalizando aproximadamente um quantitativo de noventa profissionais que atuam na Rede Estadual de Ensino de MS.

A formação tem por objetivo desenvolver de forma intencional as competências socioemocionais dos estudantes para que os mesmos possam construir o seu projeto de vida. A formação  aborda as cinco macrocompetencias: Autogestão, Abertura ao Novo, Amabilidade, Engajamento com o Outro e a Resiliência Emocional que são trabalhadas pelos educadores mediante a utilização  das Metodologias Ativas que favorecem a autonomia e o protagonismo dos estudantes e pela avaliação formativa por meio de rubricas.
O desenvolvimento de competências socioemocionais aliadas ao desenvolvimento cognitivo favorecem o desenvolvimento integral dos estudantes e está expresso na LDB/9394, na BNCC e no Currículo de referência de Mato Grosso do Sul.


Sem comentários:

Enviar um comentário