quinta-feira, 1 de março de 2018

ESTUDANTES DA ESCOLA DA AUTORIA DE CORUMBÁ CRIAM GRUPO DE ESTUDO APÓS HORÁRIO DE AULAS, VISANDO CONCURSO MILITAR

As aulas da Escola da Autoria em Corumbá, na Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, ocorrem em período integral, manhã e tarde, com término às 16h30. No final da tarde, muitos dos estudantes colocam suas mochilas nas costas e seguem para suas casas, para momentos de lazer, encontros religiosos, atividades esportivas, mas, para oito estudantes do ensino médio, esse é o momento de mais estudos, pois decidiram criar um grupo preparatório para o concurso de Aprendizes- Marinheiros 2018.

Marcelo Augusto Roque Piegas, 18 anos, aluno do 3º Ano do Ensino Médio, é um dos estudantes que permanece na JGP após às 16h30 para as aulas preparatórias. Segundo ele, o foco no sucesso pessoal e profissional o motiva a estudar pela manhã, tarde e noite. “No começo do ano, a diretora Rosângela comentou conosco sobre a prova de aprendizes a marinheiro, logo, decidimos montar um clube de estudos, assim como foi feito em 2017 para o ENEM. Já estudamos manhã e tarde, mas, mesmo assim, decidimos estudar mais um pouco para ingressar na carreira militar, pois sabemos que é uma ótima oportunidade de carreira profissional. Estamos tendo apoio de todos da escola, até a diretora Rosângela e o diretor adjunto Fernando deram aulas para nosso grupo, eles nos incentivam e isso nos faz esquecer que estamos cansados após várias atividades durante o dia”, afirmou o jovem protagonista.

Desde o dia 26 de fevereiro, de segunda-feira a sexta-feira, das 17h às 18h30, os estudantes da JGP, que se mostraram interessados em realizar a prova de aprendizes, têm aulas com os próprios professores da Escola da Autoria, voluntários deste projeto de vida. “Os professores da escola também estão nos auxiliando e isso está nos ajudando, pois, muitos de nós não teriam como pagar um curso particular fora, ou estariam dispersos, não conseguindo estudar sozinhos. Agora, é cada um se esforçar e chegar preparado para a prova da Marinha. Agradecemos à Escola da Autoria, que nos apoia em nossos projetos de vida, em nossos sonhos. Temos certeza que desse grupo sairão não apenas militares, mas , pessoas que desejam e se preparam para uma boa carreira profissional”, concluiu o estudante Marcelo.

O diretor adjunto da Escola Estadual JGP, Fernando Silva da Cruz, frisa que essa ação dos estudantes, é a colocação em prática do protagonismo juvenil “O objetivo da Escola da Autoria é que esse aluno vislumbre um curso superior, um concurso pós ensino médio para que eles construam o futuro promissor, para que sejam protagonistas de suas vidas e, consequentemente, da vida de suas famílias. A Escola está contribuindo, apoiando e auxiliando no planejamento desses alunos. Um grupo de alunos nos procurou, e solicitaram o apoio em estudar visando o concurso para a carreira militar, que é a prova de aprendizes da marinha e decidimos, junto com eles, criar um grupo de estudo. Esta é a melhor forma de auxiliarmos, cedendo o espaço após o término das aulas e ofertando essas aulas de revisão”, concluiu o gestor.

Aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Química e Física são as matérias focadas nesta primeira fase pelo grupo de estudos. A professora de Matemática, Danielle Marques Pereira, também decidiu apoiar esses jovens nesse sonho de carreira militar. “Quando recebi esse convite de auxiliar os estudantes  com aulas após às 16h30, não pensei duas vezes, entrei nesse projeto com eles, de estudar após o dia todo de atividades, seja para ENEM, como para concursos, pois, vemos que aqueles que nos procuram são estudantes interessados em se dedicarem aos estudos, em ter uma meta de vida, em ter sonhos, logo, temos que apoiar, incentivar e participar destes sonhos da melhor maneira possível.”, concluiu a professora.

A meta é que as aulas preparatórias ocorram até a véspera da prova Aprendizes-Marinheiros, que ainda não tem data marcada. Além dos alunos matriculados na Escola da Autoria, estudantes egressos da JGP também mostraram interesse nas aulas. A Escola da Autoria informa que jovens da comunidade que desejarem participar desse grupo de estudos devem procurar a direção escolar e informar-se das datas, horários e quesitos para participar desta oportunidade.

O Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros (CPAEAM) seguirá com inscrições abertas até esta sexta-feira, 02 de março, e está destinado ao preenchimento de 1.000 (mil) vagas. As provas ainda não estão com datas definidas, de acordo com o Diário oficial da União, ISSN 1677-7069, de 01º de fevereiro de 2018.  

Por: Camila Cavalcante/DRT-MS0001450

Sem comentários:

Enviar um comentário