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Enevardo, aluno da Escola Estadual 2 de Setembro, foi aprovado na UFMS |
A Coordenadoria Regional de Educação de
Corumbá e Ladário, CRE-3, comemora a aprovação de cerca de 200 alunos das
Escolas Estaduais de Corumbá e Ladário. O coordenador, Pedro Rodrigues de
Miranda , parabeniza aos diretores, diretores adjuntos, coordenadores, estudantes
e pais por estas conquistas nos últimos dias.
As 12 Escolas Estaduais de Corumbá e
Ladário comemoram seus aprovados nas áreas de Licenciatura, como Letras, História,
Geografia, Educação Física e Biologia na Universidade Federal de Mato Grosso do
Sul, bem como Instituto Federal. Outros, aprovados em Zootecnia, Sistema de
Informação, Arte Cênica, Psicologia, Enfermagem, Medicina, Biologia, Direito,
Educação do Campo e Medicina Veterinária já estão residindo em outras cidades do
Estado, como Dourados, Campo Grande, Três Lagoas e até fora do Estado de Mato
Grosso do Sul, em São Paulo e Paraná.
Além dos alunos aprovados no ensino
regular e na modalidade de Educação de
Jovens e Adultos, a CRE-3 também obteve excelente resultado na aprovação do estudante
Enevardo da Silva Arruda, 35 anos, que
durante o ano de 2017, além de cursar o 3º Ano do Ensino Médio na Escola
Estadual 2 de Setembro em Ladário, recebeu acompanhamento educacional Sala de
Recurso Multifuncional na Escola Estadual Dom Bosco.
Renata Camargo de Souza Veron
Esnarriaga, técnica do Núcleo de Educação Especial do Estado de Mato Grosso do
Sul, em Corumbá e Ladário, responsável pelo acompanhamento pedagógico a
estudantes da rede estadual local com necessidades educacionais especiais,
ressaltou que há dois anos Enevardo recebe acompanhamento e incentivo para
conclusão do ensino médio e ingresso no ensino superior.
“Após o estudante receber o laudo
identificando sua necessidade, o Núcleo de Educação Especial providencia o
atendimento que esse estudante necessita, como intérprete para os surdos, o
acompanhante para o autista, já o Enevardo, que possui o laudo de deficiência
intelectual, F71, frequentou a sala de recurso multifuncional na Escola Estadual
Dom Bosco, com acompanhamento duas vezes por semana em seu contraturno. Além
disso, teve seus direitos atendidos segundo a legislação vigente nas suas especificidades como: tempo auxiliar para conclusão das atividades quando necessário; atividades contextualizadas e ilustradas relativas ao conteúdo, e, implementação de recursos midiáticos como recurso pedagógico. Até no ENEM, ele recebeu o atendimento que necessitou, de
leitor e transcritor”, explicou a técnica que realizou atendimento ao mais novo
acadêmico corumbaense.
Enevardo foi aprovado pelo Exame
Nacional do Ensino Médio e obteve pontuação para ingresso pelo Sistema de
Seleção Unificada no 1º Processo Seletivo da Universidade Federal de Mato
Grosso do Sul, para o curso de Biologia. “Estudei por dois anos na Escola
Estadual 2 de Setembro. Lá eu recebi muito incentivo da diretora, dos
professores. Meus colegas me ajudaram muito a conquistar esse sonho, que era
entrar numa faculdade. Hoje, meu sonho é terminar esse curso e ser professor, quero
ensinar outras pessoas, assim como me ensinaram”, afirmou o agora, acadêmico de Biologia.
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Com apoio da tia Dilza, aluno especial alcança sonho de curso superior |
Além da equipe pedagógica e de
atendimento especial, Enevardo contou com outro grande apoio, a tia Dilza
Arruda de Carvalho, 62 anos. “Ver o Enevardo caminhando para um sonho em sua
vida é gratificante. Há anos vivemos com ele esse sonho de ingressar no curso
superior. Sou professora e sei que quando há o trabalho em equipe de família e
escola, todo sonho é possível. Agora, vamos juntos com meu sobrinho nesta nova
etapa de vida”, afirmou.
Com apoio da Secretaria de Estado de Educação
(SED), a CRE-3 assume o compromisso de organizar e fomentar políticas públicas
voltadas para o desenvolvimento da educação e avanço nos processos de
aprendizagem dos estudantes das Escolas Estaduais de Corumbá e Ladário. A CRE-3
informa que já planejou projetos específicos voltados para o público concluinte
do ensino médio, incentivando e propiciando condições de aprovações em
processos seletivos para ingresso em cursos superiores nos próximos anos.
Por: Camila Cavalcante/DRT-MS0001450
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