sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

PROERD COMEMORA 20 ANOS NO ESTADO E FORMA MAIS DE 600 ALUNOS EM CORUMBÁ E LADÁRIO

Na manhã desta sexta-feira, 01º de dezembro, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), encerrou as formaturas dos alunos que participaram do programa primário de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por Policiais Militares em escolas Estaduais e Municipais de Corumbá e Ladário.
De acordo com o Programa, neste ano de 2017, mais de 600 crianças e adolescentes do Pantanal receberam orientações de combate às drogas, de civismo e de respeito à sociedade. As formaturas de encerramento das atividades estão ocorrendo desde novembro e tiveram fim nesta manhã, com a formatura das turmas da Rede Municipal de Ensino de Corumbá.
Alunos do ensino fundamental receberam neste ano de 2017, atividades preventivas, que tinham por objetivo ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes.O PROERD tem como modelo um programa criado pela Polícia de Los Angeles (E.U.A), com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policias, denominado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education) onde o intuito é propiciar o envolvimento da escola, da família e da polícia na questão da iniciação ao uso indevido de drogas e da violência pelas crianças, tendo sido adaptado para a nossa realidade e hoje administrado pelo Conselho de Comandantes Gerais das Polícias Militares do Brasil (CNCG) através da Câmara Técnica do PROERD.
20 anos
O PROERD foi implantado em Mato Grosso do Sul, em Junho de 1997, com 05 (cinco) Instrutores que foram formados pela Polícia Militar de São Paulo. Posteriormente, outros cursos foram realizados, com o  apoio da Polícia Militar do Distrito Federal e da Câmara Técnica da Polícia Militar de Santa Catarina, sendo, então, implantado o Programa em diversos municípios do Estado.

Atualmente os conhecimentos sobre drogas e as formas de evitá-las, são transmitidos aos alunos através de 10 lições com a utilização de um Livro do Estudante, sendo aplicada uma aula por semana com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras e ao final são realizadas formaturas com a participação da família e da comunidade, com a entrega de um diploma, habilitando aquele aluno a difundir os conhecimentos adquiridos. Com informações, http://www.pm.ms.gov.br.

Por: Camila Cavalcante/DRT-MS 0001450

Sem comentários:

Enviar um comentário